sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A mídia na vida das pessoas


A mídia é o canal de comunicação entre o telespectador e o que acontece no mundo, pois, facilita nas buscas de informações, conhecimentos, humor, entretenimento, esporte, notícia, dentre mil coisas, oferecendo ao telespectador maneiras rapida e precisa facilitando nas atualizações do que acontece no cotidiano e em vários lugares, na vida das pessoas, ou seja, no mundo.  A mídia já esta táo presente, que nem todas as pessoas se incomodam com que passa na TV, isto é,  o telespectador se prende muito ao que pode ser possibilitado, e as imagens são a base para segurar o telespectador na frente da telinha.
Temos aqui o filme "o quarto poder" do diretor Costa Graves, que nos mostra uma realidade dificilmente que vemos no cotidiano, do que a mídia é capaz para alcançar um ibope (audiência) alta, colocando a vida de pessoas em risco. È um filme interessante, porém um pouco triste, por se tratar duma realidade, talvez não vivida no Brasil, mas em  outros lugares.  
O filme nos coloca a situação de um jornalista vivido por Max Brackett (Dustin Hoffman) que busca se colocar no auge, ou seja, fazer brilha novamente o seu nome e trabalho, enquanto temos aqui a situação de de um homem chamado por Sam Baily (john Travolta) que perdeu o seu emprego e tenta recuperar de volta, visto como "bandido", amídia se aproveitou da situação de Sam, para dá aos telespectadores uma materia digna. Também temos o poder  da manipulação do jornalista Max sobre o desempregado Sam, e como levou a história a outro nível, vimos o arrependimento do jornalista quando se deu conta da situação que colocou Sam que só queria o seu emprego de volta.
Um homem, pai de familia, teve sua vida destruída, depois da intervenção de um jornalista, não agüentando a pressão da mídia, Sam tira sua vida, e a mídia consegue sua grande materia. È um filme muito interessante, porém relata perdas e de vidas, nos apresentando um lado da mídia que até então era desconhecido e doloroso, mas como nem tudo são flores, tem o seu lado bom e ruim foi o que podemos observar no filme, isto é, enquanto a mídia nos oferece lazer, noticias, conhecimentos, dentre outros, podemos dizer que de fato, destrói lares e vidas, como o filme deixou bem em destaque. Portanto, é necessário ter uma opinião sobre tudo que pode ser  possibilitado através da mídia, para não se deixa influênciar.   
temos aqui também uma das grandes materias, o documentário "Muito além do cidadão Kane" trata-se de um documentário que discuti o poder da rede globo, nos apresentando temas reais e varios acontecimentos, e baseando-se em algumas pesquisas esse documentário foi proibido por decisão judicial porque tratava das relações da Rede Globo, Roberto Marinho, com a política. 
Então no documentário notamos a grande evolução que a Rede Globo passou para atingir esse patamar que esta hoje, suas culturas, novelas, esportes, dentre outros, evoluíram conforme o tempo, seus níveis de telespectadores continuam aumentando, levando assim a Rede globo a uma alta audiência.  
Os filmes nos leva a uma reflexão sobre o que a mídia está nos propondo, se devemos ou não confia-lá nos que é oferecido através das telas, fazendo com que criamos uma opinião mais concreta e verdadeira em relação a esse tema, buscando nos ensinar outra parte do que não conhecemos e suas lutas diárias para se manter no topo liderando todas as aréas  televisivas. São questões interessantes que nos mostrou uma realidade de lutas e perdas para conseguir realizar ou concretizar os sonhos.


Sites para realizações de pesquisas:

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/2606.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beuyond Citizen/Kane
http://criticanarede.com/Kane.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário